Ibirataia Geração Z

Projeto Geração leva jovens de Ibirataia para aula de campo em Itacaré

Bahia

ibirataia

Nos dias 15 e 16 de março, os alunos do Projeto Geração de Ibirataia-BA participaram de uma imersão no turismo comunitário da cidade de Itacaré, no sul da Bahia, conhecida pelas suas praias, cachoeiras, e atividades ecoturísticas. A experiência, que faz parte da formação em turismo cultural e criativo promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), proporcionou momentos de aprendizado e contato direto com a cultura local.

Durante a visita, os estudantes conheceram o Quilombo Porto de Trás, um dos mais antigos do Brasil e um dos primeiros quilombos urbanos reconhecidos na Bahia. No local, um importante espaço de valor histórico e social que promove a identidade e tradição da comunidade local, os jovens puderam interagir com moradores, compreender a história da região e conhecer iniciativas culturais que fortalecem o turismo sustentável, a exemplo da Capoeira, do Makulelê, do Samba de Roda e da Puxada de rede.

Segundo relatam seus moradores, o nome da comunidade vem dos portos de embarcações de navios. Havia um porto da frente onde as águas eram turbulentas e agitadas, mas havia também um porto de trás, onde as águas eram calmas e tranquilas, justamente onde ficou firmado o quilombo Urbano Porto de Trás, que leva este nome e se mantém vivo e forte até os dias atuais.

Os alunos também percorreram as ruas de Itacaré acompanhados por guias de turismo da região, que apresentaram os principais o Centro Histórico e pontos turísticos da cidade. Durante o percurso, os participantes aprenderam sobre o passado colonial, a influência da cultura afro-indígena na formação local e as belezas naturais que fazem de Itacaré um dos destinos mais procurados da Bahia.

A atividade reforçou a importância do turismo comunitário como uma ferramenta de desenvolvimento local, valorizando a cultura e promovendo a integração entre visitantes e comunidades. Paulo Gabriel Nacif, coordenador geral do projeto, destacou a relevância da visita para os jovens cursistas, ressaltando a oportunidade de conhecer de perto as riquezas naturais e históricas de Itacaré, observando na prática o impacto positivo do turismo para as comunidades locais.

O Projeto Geração segue proporcionando formações que estimulam o protagonismo dos jovens no mercado do turismo e da economia criativa, preparando-os para atuar de forma consciente e inovadora nesse setor.

poultryfield