salvador
Jovens beneficiados pelos projetos de qualificação profissional financiados pelo Programa Manuel Querino reuniram-se nesta quinta-feira (10), no espaço Crescer da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em Salvador, para apresentar ao Ministério do Trabalho e Emprego como as ações vêm mudando suas vidas. Em meio aos depoimentos emocionantes, o Projeto Geração da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ganhou destaque ao apresentar, entre suas turmas de qualificação em turismo cultural e criativo, a realidade dos jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador, da comunidade circunvizinha ao Parque Nacional São Bartolomeu, gerando impacto direto na juventude periférica da cidade.
O encontro contou com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que ouviu atentamente os relatos e reafirmou o compromisso do Governo Federal com políticas públicas de geração de oportunidades para qualificação e de renda no futuro. “A educação, a qualificação é a grande oportunidade (...). Conhecimento nunca sobra, ele pode faltar. Então, nós precisamos aproveitar as oportunidades, quando ela bate à nossa porta, tem que agarrar e dizer: isso aqui vai fazer diferença na minha vida”, disse o ministro para a plateia de estudantes.
Os jovens trouxeram ao momento experiências potentes, como a retomada da escolaridade, o resgate da autoestima e a construção de trajetórias profissionais em diversas áreas. Para o coordenador-geral do projeto, Paulo Gabriel Nacif, a escuta dos jovens deve ocupar o centro das políticas públicas. “Não estamos apenas formando profissionais. Estamos formando sujeitos, protagonistas de suas próprias histórias, com autonomia, identidade e pertencimento. E quando o Governo se aproxima para ouvir, o projeto ganha alma pública e sentido transformador”, disse Nacif, ressaltando que eles são sujeitos que sabem o que querem e precisam apenas de oportunidades justas para realizar, no caso do Projeto Geração, ações e atividades na área do turismo comunitário.
O Secretário Nacional de Qualificação Profissional, Magno Lavigne, segue com a certeza de que investir na qualificação dessa juventude é o melhor caminho para a transformação social que o país tanto precisa. “São experiências como essas que reafirmam por que o Programa Manuel Querino carrega o nome de um intelectual negro, operário e pioneiro na defesa da educação e do trabalho como direitos. O que vimos hoje aqui é um retrato real do Brasil que queremos reconstruir: com dignidade, oportunidade e escuta ativa da juventude capazes de abrir caminhos reais. Estamos falando de esperança concreta”.
O encontro contou com a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, educadores, gestores, representantes institucionais e dos estudantes, entre eles os representantes dos jovens de 28 municípios em 14 estados do Projeto Geração, que promove formação profissional em turismo cultural e criativo, com foco em comunidades das periferias e tradicionais.